quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Prefeito de Londres recomenda população a trocar água mineral por de torneira

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, lançou na quarta-feira (20) uma campanha destinada a promover o consumo de água de torneira frente à engarrafada em restaurantes, cafés e outros estabelecimentos.
¨
"A mensagem é muito simples. Não tenham vergonha de pedir água de torneira no restaurante", disse o político trabalhista.
¨
Na opinião de Livingstone, dessa forma os londrinos economizarão dinheiro e ajudarão a salvar o planeta."Bebendo menos água engarrafada, reduziremos as emissões de gases procedentes da produção e do transporte, e contribuiremos para resolver o problema do que fazer com as garrafas usadas", afirmou.
¨
Segundo um estudo, um copo de água de torneira em Londres "gera" o equivalente a 0,3 grama de CO2, enquanto um copo de água mineral das marcas Volvic ou Evian "libera" 185 gramas de gás carbônico na atmosfera.
¨
Já uma pesquisa do Conselho Nacional de Consumidores revelou que muitas pessoas não pedem água de torneira em restaurante porque sentem vergonha.
¨
David Owen, executivo-chefe da empresa Thames Water, responsável pelo fornecimento de água potável à capital britânica, afirmou que "Londres tem provavelmente a melhor água de torneira do mundo".
¨
O diretor-executivo da ONG Friends of the Earth, Tony Jupiter, elogiou a campanha e disse que "é uma loucura do ponto de vista ambiental transportar garrafas de água mineral por milhares de quilômetros de distância".
¨
(Folha Online)