sexta-feira, 6 de julho de 2007

A (falta de) Água


FÓRUM DAS ÁGUAS

Uma grande amiga minha, Polly, que mora há um ano na Austrália conta como vive em Melboune com as restrições por falta d’água:


"A (falta de) Água

19 Maio 2007


Aqui na Austrália temos o grave problema com a água, que é de uma escassez enorme. No estado onde eu moro, Victoria, quase não chove, a reserva de água potável representa hoje 30%. Agora estamos na estação chuvosa, o outono/inverno e a expectativa é grande para que chova, esta semana choveu todos os dias, mas geralmente o céu escurece, a vento assobia e chuva que é bom, nada...o verão foi muito seco.

Com todo este problema estamos no nível 3A de restrição de uso da água, que começou a vigorar em 01/04/07.
Este nível de restrição implica em:

*É proibido lavar carros usando a mangueira de casa, pode-se usar baldes para lavar as janelas. É permitido usar lava jatos.

*Para quem mora em casa, com jardim, existe o horário e dia específico da semana em que é permitido usar a mangueira para molhar as plantas.

*É proibido encher de água piscinas instaladas recentemente, para as antigas há um limite em litros, dependendo do tamanho da piscina.


Denúncias contra quem infringe a lei pode ser feita por telefone, eles investigam e aplicam multa, se for o caso. O serviço de vigilância/fiscalização do governo é de 24h.
É comum ver no jardim de frente das casas placas dizendo: "usamos água reciclada".

E aos poucos as pessoas vão mudando a aparências dos jardisn, hoje se vê muito cactus e plantas nativas, as gramas verdes estão sendo substituídas por pedras.

Aqui em casa também só usamos água reciclada para as plantas. Temos um mecanismo que "salva" a água da chuva, é um sistema que faz com que a água que corre pelo telhado da casa seja armazenada num tanque. Esta água "salva" é a água usada para as plantas e também a água da máquina de lavar vai direto para a grama do jardim.


Falando, ainda, sobre o meio ambiente, aqui em casa todo o lixo é separado para reciclagem. Regularmente usamos sacolas de tecido para as compras do supermercado. Não há desperdício de luz e em alguns cômodos temos aquele moderador pois várias momentos não há necessidade de luz forte. Usamos a lavadoura de louças esporadicamente. Ainda preciso aprender a lavar vasilha, rs...existe todo um método para economizar a água lavando vasilha :) é só uma questão de hábito, acredito eu.


Assisti ao documentário do Al Gore "A verdade inconveniente", é muito interessante e não tem como não se sentir estimulado, de alguma forma, a fazer algo para contribuir para o planeta."
...

As restrições por escassez de água são um problema mundial. Vinte nove países já têm problemas com falta de água. Com tantos oceanos, rios e lagos no mundo, principalmente no Brasil, muitos acreditam que tem água para todos e que não precisamos nos preocupar com isso. Contudo apenas uma pequena parte dessa água é potável. E essa pequena parte que resta nós a consumimos de forma devastadora.

Veja o caso do rio Tiête, um rio de lama preta de cheiro podre que na década de 50 era usado pelos clubes de remo da cidade, e claro, podia-se nadar.
Uma vítima da falta de planejamento urbano, do descaso das autoridades competentes, do desrespeito praticado por todos nós contra um rio tão importante para São Paulo que na década de 50 era usado pelos clubes de remo, e claro, onde se podia nadar.

Nenhum comentário: