domingo, 29 de julho de 2007

GT do Conama define proposta sobre águas subterrâneas

Proposta de resolução sobre a Classificação e Diretrizes Ambientais para o Enquadramento de Águas Subterrâneas foi definida, nesta quinta-feira (26), em reunião de GT - Grupo de Trabalho do Conama - Conselho Nacional de Meio Ambiente.
¨
Agora, o texto será discutido, conjuntamente, pelas Câmaras Técnicas de Controle de Qualidade, do Conama, e de Águas Subterrâneas, do CNRH - Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
¨
O GT, que pode contar com a participação de conselheiros e não-conselheiros, discutiu a proposta de resolução durante um ano. Nesta semana, cerca de 30 pessoas participaram das três reuniões que fecharam o texto. "Foi muito positiva", avaliou a assessora técnica do GT, Cleidemar Valério. "Conseguimos um bom nível de consenso em vários pontos", completou.Como a questão da água subterrânea é um assunto específico do CNRH, o Conama se manifestou apenas a respeito da classificação e diretrizes. Ambas são de suma importância para a preservação e manejo de águas depositadas embaixo da terra, que podem ser utilizadas para diversos fins, inclusive como água potável.
¨
O maior exemplo de água subterrânea são os aqüíferos, formações hidrogeológicas que armazenam grandes quantidades de água resultantes da dissolução de materiais rochosos.
Um dos mais importantes aqüíferos do mundo é o Guarani, que passa pelos territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele tem uma área estimada em 1,3 milhão de quilômetros cúbicos de água.
¨
Além da reunião do GT sobre Águas Subterrâneas, ainda está sendo realizado esta semana um encontro do GT que discute o gerenciamento de águas contaminadas. Também teve início, nesta quinta-feira, o GT que discute uma proposta de resolução sobre os estágios sucessionais de Campos de Altitudes associados ao bioma Mata Atlântica. (MMA)

Nenhum comentário: