sexta-feira, 27 de julho de 2007

Um passeio pela 2ª Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação & Tecnologia Ambiental


Neide Campos / Ambiente Brasil

Ambiente Brasil visitou o primeiro dia da 2ª Reciclação – Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia que começou nesta quarta-feira (25) em Curitiba (PR). A feira mostra tecnologias, produtos, equipamentos, serviços e idéias.
¨
Neste segundo ano, o objetivo é dar visibilidade às soluções sustentáveis, apresentar empresas e instituições nacionais que buscam a geração e realização de negócios, além de promover o intercâmbio entre o setor empresarial e a comunidade, aproximando os setores público e privado.
¨
Entre os sessenta expositores estão prestadores de serviços, fabricantes de maquinários, equipamentos e acessórios utilizados para fins ecológicos, reciclagem e preservação ambiental, indústria fabricante de produtos reciclados e com materiais reutilizados, bancos e instituições financeiras, organizações certificadoras em normas ambientais e universidades.
¨
A maior parte do público é ligado ao tema ambiental. Mas isso não impede que curiosos interessados em conscientização ambiental e futuro sustentável visitem a feira. A estimativa dos organizadores é que passem pelo Embratel Convention Center, nos quatro dias de feira, 15 mil pessoas. Estimativa modesta considerando que a edição realizada em 2006 reuniu 21 mil pessoas.
¨
Além de mostrar ao público as novidades do mercado de reciclagem, essas feiras permitem que expositores façam negócios entre si e conheçam outras iniciativas do setor. Há sempre algum expositor visitando outro estande.
¨
Entre os produtos expostos estão: tintas ecologicamente corretas, muitas máquinas de reciclagem - de papel a isopor -, estações de tratamento de efluentes, triturador de resíduos, artesanato e até cachaça de Santa Catarina.
Óleo e gorduras vegetais – Materiais descartados pela indústria alimentícia são a matéria-prima da Ambiental Santos, pioneira no Paraná na coleta e reciclagem de óleos e gorduras vegetais. O óleo, que é coletado em mais de 3000 estabelecimentos de Curitiba, interior do Paraná e algumas cidades de Santa Catarina, é transformado em matéria-prima para a fabricação de desmoldantes para a construção civil e para placas de compensado, lubrificantes para motoserras e para fertilizantes.
¨
A empresa também fabrica detergente e sabão em pasta que serve de moeda de troca aos pequenos comerciantes, que fornecem o óleo. Já as grandes empresas recebem o Certificado de Destinação Final.
¨
Geração de renda – Muitos estandes contam com a participação da comunidade. O da Petrobras expõe artesanato de Salvador (BA) e o trançado Kaingáng, da Terra Indígena Apucaraninha, em Londrina (PR). A índia Albertina, uma das artesãs, diz que a produção começou com trinta mulheres, mas devido à demora no pagamento das peças, muitas desistiram. “Agora somos 12”.
A Aliança Empreendedora pretende criar uma rede de cooperativas de catadores de lixo reciclável. A primeira é a Coop Zumbi – Cooperativa de Carrinheiros Zumbi dos Palmares, em Colombo, na região Metropolitana de Curitiba, que reúne hoje 44 pessoas.
¨
Lâmpadas Fluorescentes – A Brandon International oferece um moedor de lâmpadas que promete ser a maneira mais eficiente e segura de reciclar lâmpadas fluorescentes. Segundo a expositora Denise Schroder, o equipamento elimina problemas de armazenamento de lâmpadas queimadas e reduz os custos. A empresa também faz a descontaminação do mercúrio.
Negócios – A Bolsa de Reciclagem/ Sistema Fiep é um ambiente eletrônico de negócios no setor de reciclagem. Através do site, empresas negociam plástico, papel, vidro, equipamentos eletrônicos, máquinas e equipamentos.
¨
A empresa tem seis anos e conta com 4500 associados em todo o Brasil. O espaço físico da Bolsa na feira é grande. “Este é um ano diferente para a Bolsa, pois temos a oportunidade de estar na feira ao lado de nossos parceiros”, afirma Flávia Noronha do Senai – Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial.
¨
Pneus para crianças e jardins – A Kapazi lançou peças para serem usadas em playgrounds, parques escolares e parques infantis, e pisadas decorativas para jardins e bosques. Os produtos são feitos com borracha de pneu e 100% reciclável. O material é antialérgico, antiderrapante, lavável, atóxico e absorve impacto.
¨
Para os adultos, a empresa está desenvolvendo uma película para tornar o material mais resistente para que possa ser usado como piso de auto-tráfego.
¨
A Caça ruídos Soluções Acústicas desenvolveu o xaxim ecológico feito com pneu reciclado. O material pode ser usado ainda como cavaco, que imita a grama. Com este material, a empresa também fabrica mantas de isolamento acústico.
¨
A dica é ir com tempo e visitar todos os estandes. A feira acontece até sábado (28), no Embratel Convention Center, em Curitiba (PR).

Ambiente Brasil

Nenhum comentário: