terça-feira, 7 de agosto de 2007

56 baleias francas registradas nos mares catarinenses contra 11 ano passado

Depois de séculos de caça indiscriminada, as baleias-francas (Eubalaena australis) finalmente estão recuperando sua população, atraindo turistas que querem ver o nascimento e a amamentação de seus filhotes no litoral de Santa Catarina.
¨
Os pesquisadores do Projeto Baleia Franca, neste ano, estão comemorando um número expressivo:
56 baleias registradas nos mares catarinenses no mês de julho deste ano, enquanto no ano passado só 11 animais foram avistados nesse mesmo período.
¨
O espetáculo das baleias-francas no estado sulino dura cinco meses.

Os animais, com até 18 metros de comprimento e 60 toneladas, migram da Antártida para o litoral sul do Brasil em busca de águas mais quentes, onde podem dar à luz seus filhotes e amamentá-los. Os turistas podem observá-las com relatividade facilidade porque as baleias chegam bastante perto da praia.
¨
Os cientistas do Projeto Baleia Franca usam helicópteros para monitorar a população dos cetáceos.

Há 25 anos, foram avistados apenas duas baleias da espécie no litoral catarinense; já na última temporada de reprodução houve o registro de mais de 200 indivíduos.
Os animais estão entre os que mais sofreram com a caça desde tempos medievais, porque seu cadáver flutua quando são mortos com arpões. Assim, era fácil para os baleeiros aproveitar sua carne e gordura.
¨
O método de identificação visual de indivíduos leva em conta as calosidades na cabeça do bicho. Elas funcionam como impressões digitais -- nenhum indivíduo tem os mesmos calombos que os de seu vizinho, o que facilita rastreá-las.
¨
Segundo a bióloga Karina Grock, a população das baleias-francas no Brasil cresce a uma taxa de 14% ao ano, mas a espécie ainda é a segunda mais ameaçada do mundo.
¨
(Fonte: Portal G1)

leia mais sobre baleias:
http://www.baleiafranca.org.br/
http://www.pick-upau.org.br/mundo/baleias/baleias.htm
http://www.institutoaqualung.com.br/info_baleias_65.html

Nenhum comentário: