segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Países amazônicos precisam trabalhar em conjunto para cuidar da água, diz diretor da ANA

A Semana Mundial da Água, realizada este mês em Estocolmo (Suécia), teve um debate sobre a gestão dos recursos hídricos na Amazônia diante das mudanças climáticas. A conclusão foi de que os países da região precisam unir forças.
¨
"Somente através do trabalho conjunto dos oito países que compartilham as águas da Bacia Amazônica, com a integração das políticas, teremos condições de utilizar a capacidade hidrelétrica e de navegação da bacia em favor do desenvolvimento de todos", afirma Benedito Braga, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e vice-presidente do Conselho Mundial da Água, que participou do encontro.
¨
¨
"A reunião foi muito positiva para unificar o discurso dos países menos desenvolvidos, em favor da utilização da água como fator de desenvolvimento econômico e de melhoria da qualidade de vida das pessoas", disse Braga.
¨
Ele também destacou a posição defendida pela África do Sul, que “chamou a atenção dos países menos desenvolvidos para que, ao invés de se preocuparem com a questão da mudança climática, se preocupem em gerenciar bem os recursos hídricos, garantindo aos mais pobres o acesso à água e permitindo que os recursos possam ser utilizados em favor do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida".
¨

(Fonte: Alex Rodrigues / Agência Brasil)

Nenhum comentário: