sábado, 8 de setembro de 2007

Mata do Krambeck, em Juiz de Fora (MG), pode se tornar jardim botânico


A Mata do Krambeck, área de Mata Atlântica na área urbana de Juiz de Fora, poderá dar lugar a um espaço de preservação ambiental e pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
¨
O interesse da instituição pela construção de um jardim botânico pode ser uma reviravolta na novela do licenciamento ambiental do Residencial Parque Brasil, condomínio que a Carmel Empreendimentos Ltda pretende construir no local. Isso porque em reunião nesta segunda-feira, 3 de setembro, o secretário de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, anunciou o apoio da pasta ao projeto da UFJF.
¨
A notícia do interesse da UFJF pelo remanescente de Mata Atlântica foi dada na última semana pelo reitor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, em audiência pública realizada em Juiz de Fora. Imediatamente, ela animou ambientalistas que lutam contra possibilidade de instalação do projeto imobiliário, e que querem a preservação integral da mata.
¨
O presidente da Associação pelo Meio Ambiente do Juiz de Fora – AMA-JF, Teodoro Guerra de Oliveira Junior, afirma que o posicionamento do secretário José Carlos é importante, já que a concessão de licença ao empreendimento pode dificultar ou até inviabilizar no futuro a proposta da Universidade de construção do jardim botânico.
¨
A assessora jurídica da Amda, Cristina Chiodi, que participou da reunião de apresentação da idéia ao secretário José Carlos Carvalho, explica que o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad ao projeto da UFJF é fundamental para que finalmente seja dada a devida destinação à área, assegurando-se sua proteção contra futuras tentativas de descaracterização da mata.
¨
A superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, saúda a notícia de possibilidade de preservação da área. “É a prova de que quando a sociedade se mobiliza, alguma coisa acontece. Se não fosse a mobilização da AMA-JF, apoiada pela Amda e outras entidades, o desfecho certamente não seria este”, comemora.
¨
Preservação e licenciamento A proposta da Universidade apareceu depois do envolvimento de vários setores da sociedade civil organizada, além dos ambientalistas. De acordo com Teodoro Guerra, depois de meses de lutas contra a forma politizada com que o licenciamento do Residencial Parque Brasil corria em Juiz de Fora, o movimento pela preservação da área ganhou muitos adeptos na população do município.
¨
No início de 2006, o processo de licenciamento do condomínio começou a ser tratado no Conselho Municipal de Meio Ambiente – Comdema. Por temer que os inúmeros conflitos e controvérsias que permeiam o caso, como disparidades em pareceres técnicos, poderiam interferir no seu julgamento, a Amda, em nome do Fórum Mineiro de ONGs Ambientalistas solicitou, formalmente em maio do ano passado, que a análise da licença prévia – LP fosse transferida para o Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam Central, em Belo Horizonte.
¨
A definição dessa competência para licenciar tramita até hoje no Copam Central. Na última reunião que tratou o assunto, em junho de 2007, o Ministério Público de Minas Gerais – MPE pediu vistas ao processo. O relatório gerado pelo MPE já foi entregue à Semad e será debatido no próximo encontro do Conselho, ainda sem data definida.
¨
Mata do Krambeck
¨
A Mata do Krambeck é uma área de Mata Atlântica de 374 hectares. Historicamente alvo de tentativas de intervenção, foi criada uma APA na região em 1992. Em um processo considerado conturbado, o terreno da Carmel Empreendimentos, pertencente à Fazenda Malícia, foi retirado por lei da APA em 1993.
¨
(Fonte: Ascom/Amda)

Nenhum comentário: