segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O rio São Francisco está azulzinho... de tanta poluição

Movimentos sociais das comunidades ribeirinhas denunciam que a situação na Bacia do rio São Francisco, em Minas Gerais , está cada dia mais grave.

A contaminação por cianobactérias, popularmente conhecidas como algas azuis, tem piorado e, para tentar equacionar o problema, foi convocada para esta segunda-feira uma reunião com os principais organismos responsáveis pela área de meio ambiente no Estado.

As organizações acusam o Governo de Minas de tratar o assunto com desdém, recusam compensações ou outras medidas paliativas e cobram a solução imediata do problema, que teve início há pelo menos seis semanas.

A contaminação tem origem no Rio das Velhas, que recebe os dejetos da região metropolitana de Belo Horizonte, mas, conforme laudos recentes, se agrava em função do calor e do volume baixo de água por causa do longo período de estiagem.

Uma das áreas mais afetadas é o município de Várzea da Palma, onde a foz se encontra com o São Francisco, mas a situação chega a atingir municípios baianos, como Bom Jesus da Lapa.

Nenhum comentário: