segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Utilização de água dessalinizada para irrigação pode prejudicar cultivos

Pesquisadores israelenses advertem que a utilização de água dessalinizada para a irrigação de cultivos pode ser danosa a vegetais como tomate, manjericão e alguns tipos de flores.
¨
Assim informa nesta sexta-feira (09) o jornal israelense "Ha'aretz", que divulga um artigo elaborado por cientistas israelenses e publicado pela revista científica "Science", no qual se explica como o baixo conteúdo de minerais na água dessalinizada, que se acreditava ser positivo, resultou desastroso para os cultivos.
¨
A falta de cálcio, por exemplo, provoca defeitos fisiológicos, enquanto a carência de magnésio afeta o crescimento das plantas.
¨
Israel é o país que mais utiliza água dessalinizada para a irrigação de cultivos no mundo, e por isso o estudo de suas conseqüências desperta considerável interesse entre sua comunidade científica.
¨
Se os cultivos crescerem em areia ou fora da terra, os danos são ainda maiores, segundo explicam os especialistas, pois o solo não pode fornecer os elementos que faltam às plantas.
¨
A isto se soma o fato de que as mudanças na composição da água têm uma incidência mais danosa quanto aos elementos que fazem falta aos cultivos.
¨
"Começamos a ver problemas de forma gradual. Por exemplo, a falta de magnésio danificava o crescimento dos tomates e causou defeitos no manjericão", indicou o co-autor do estudo Uri Yirmiyahu, do Centro de Pesquisas Gilat.
¨
O outro autor do estudo, Asher Bar-Tal, da Organização de Pesquisa Agrícola Volcani Center, afirmou, por sua parte, que "o problema é a composição irregular da água".
¨
"Às vezes a água dessalinizada é adulterada, e às vezes não. O dano se reflete na qualidade dos cultivos", explicou.
¨
(Yahoo Brasil)

Nenhum comentário: