segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Programa Água Doce entrega sistemas de dessalinização na Paraíba

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, participará nesta quinta-feira (08), às 10 horas, em Serra Branca (PB), da solenidade de entrega de nove sistemas de dessalinização de água subterrânea.
¨
A iniciativa é fruto do Programa Água Doce, da Secretaria de Recursos Hídricos, e vai garantir a sete mil pessoas o acesso à água de qualidade, por meio do desenvolvimento de tecnologias alternativas.
¨
Ainda este ano, serão entregues mais 12 sistemas de dessalinização recuperados em parceria com a Fundação Banco do Brasil, chegando a atender 56 mil pessoas da região da Paraíba.
¨
O Programa Água Doce busca promover a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinizadores, sem danos ambientais, captando a água subterrânea salobra/salina, extraindo dela os sais solúveis e tornando-a adequada para o consumo humano.
¨
O processo visa também minimizar os impactos ambientais decorrentes do despejo de concentrados provenientes do processo de purificação da água salgada, criando métodos para o aproveitamento desses resíduos, utilizando-os, por exemplo, na produção de peixes e de plantas para alimentação de caprinos, de bovinos e de ovinos, ampliando a segurança alimentar de muitas famílias do semi-árido.
¨
Os sistemas de dessalinização foram recuperados sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, e a coordenação técnica da Aesa - Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da Paraíba, e conta com a parceria da Fundação Banco do Brasil, da Atecel - Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior, do Labdes - Laboratório de Referência em Dessalinização e do Lasap - Laboratório de Sociologia Aplicada, ambos da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, e da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
¨
Além do secretário Luciano Zica, estará presente no evento o coordenador do Programa Água Doce do MMA, Renato Ferreira Saraiva, entre outros parceiros do Programa. (MMA)

Nenhum comentário: