segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Além do fogo, EUA enfrentam uma das piores secas da História

Enquanto a Califórnia luta contra as chamas, extensas áres dos Estados Unidos fazem o que podem para suportar uma das secas mais rigorosas da História, e o risco de faltar água nas torneiras ameaça milhões de pessoas no país.

No sudeste do país, os agricultores estão preocupados com suas colheitas de grãos, enquanto ambientalistas alertam para um desatre iminente e as reservas de água de três estados diminuem drasticamente a cada dia.

"Quase metade do sudeste está sob uma seca extrema e o fornecimento de água alcançou níveis críticos em algumas cidades", disse o chefe de operações meteorológicas do Centro de Previsão Meteorológica, Michael Halpert.

Na Califórnia, além dos incêndios que levaram à evacuação de milhares de pessoas, o ano bateu recordes de escassez de chuvas e altas temperaturas, deixando o campo mais vulnerável às chamas.

Los Angeles registrou apenas 8,15 centímetros de precipitação durante todo o ano, que bateu o recorde e tornou-se o mais seco desde 1877.

A cidade extrai metade da água que consome das montanhas de Serra Nevada, cujas reservas estiveram 20% abaixo do usual este ano."Levando em conta que as áreas mais afetadas necessitam de mais de 30 centímetros de chuva para sair da seca, esta situação não se resolverá tão cedo", lamentou o meteorologista Randy Schechter.

O especialista disse ainda que a seca deve se extender do nordeste do Alabama aos estados do centro-oeste, podendo chegar até a Flórida.

No oeste, é provável que continue do sul da Califórnia até o Arizona, explicou Schechter.
O mais afetado é o estado da Georgia, no sudeste, que passa pela pior seca desde 1892.

Boa parte da região está sob estado de emergência e o governador Sonny Perdue pediu ajuda federal.

O baixo nível do lago Lanier, uma reserva de cerca de 15.000 hectares que fornece água potável para três milhões de pessoas, principalmente em Atlanta, também preocupa as autoridades.

Além disso, a seca deixou os criadores de gado com escassez de feno. "Passamos por uma situação muito precária agora", disse Curt Lacy, economista especialista em assuntos agropecuários da Universidade da Georgia.

"Não vejo como podemos evitar a morte de vacas com a falta de fornecimento de feno que estamos sofrendo no estado este ano".Em Maryland, "todas as colheitas foram afetadas", afirmou Buddy Hance, subsecretário do Departamento de Agricultura do estado.

Hance deu como exemplo suas próprias plantações de soja e milho, que produziram este ano 70% menos que o normal.

As autoridades da região estabeleceram restrições ao uso da água, chegando a ordenar que as empresas diminuam o consumo em no mínimo 10%.

E se na Califórnia milhares de bombeiros lutam para controlar os incêndios, nos estados do sudeste eles pedem à população que redobre os cuidados para evitá-los.

Com uma média de 8.000 incêndios por ano e as secas, as precauções são especiais no estado da Georgia, onde os especialistas temem um incêndio de grandes proporções como o da Califórnia.

(Fonte: Yahoo!)

Nenhum comentário: