terça-feira, 23 de outubro de 2007

Especialistas propõem ações para conservar biodiverisdade no São Francisco

A Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SDR), do Ministério do Meio Ambiente, promove, nos dias 24 e 25 de outubro (quarta e quinta-feiras), reunião técnica para indicar ações a serem adotadas para a conservação da biodiversidade na Bacia Hidrográfica do São Francisco.
Esses indicativos são parte da construção do Zoneamento Ecológico-Econômico que subsidia o Programa de Revitalização do São Francisco.
A reunião vai acontecer em Brasília e contará com a participação dos 25 especialistas que realizaram os trabalhos de campo e técnicos do Ministério do Ministério do Meio Ambiente.
As propostas que serão apresentadas nos próximos dias representam, segundo Roberto Vizentin, diretor de Zoneamento Territorial da SDR, o refinamento do diagnóstico que já foi apresentado no ano passado, embora ainda sem caráter definitivo.
Os próximos passos serão submetê-las a audiências públicas e à palavra final do Ibama, a quem cabe deliberar, em nível nacional, sobre as áreas de conservação."Inicialmente foram identificadas grandes 'manchas' de terra consideradas importantes para a conservação da biodiversidade da Bacia.
Neste momento, além de refinar e localizar melhor essas áreas, a equipe de especialistas vai propor ações específicas de gestão ambiental.
Vai indicar prioridades, dizer o que é mais importante fazer em cada local", explica o diretor.
O Zoneamento Ecológico-Econômico da Bacia do São Francisco está sendo elaborado, desde 2005, pelo Consórcio ZEE Brasil que congrega, sob a coordenação do MMA, técnicos e especialistas de dezesseis instituições e empresas públicas.
Eles estão consolidando a base de informações para identificar a vulnerabilidade ambiental e social na área da Bacia e orientar a ação do poder público.
(MMA)

Nenhum comentário: