domingo, 30 de março de 2008

Mapa mostra Brasil cercado por água 80 milhões de anos atrás

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, desenvolveram um mapa que reproduz como eram as bacias oceânicas do mundo há 80 milhões de anos.
¨
No desenho, o Brasil aparece praticamente "cercado" por água.
¨
Em um estudo publicado na edição desta sexta-feira (7) da revista científica Science, os pesquisadores afirmam que o nível do mar era 170 metros mais alto do que o atual.
¨
Para reproduzir as bacias oceânicas do período Cretáceo, os cientistas utilizaram dados geofísicos sobre as mudanças ocorridas com a produção da crosta oceânica, a acumulação de sedimentos e as fronteiras da placa tectônica.
¨
O mapa apresenta uma combinação das mudanças do volume das bacias oceânicas ao longo de milhões de anos e do volume de água que seria produzido caso as camadas atuais de gelo do planeta fossem derretidas.Clima quente - De acordo com os pesquisadores, o volume de água das bacias oceânicas do Cretáceo era maior do que o registrado atualmente devido ao clima quente na época, que derreteu todas as camadas de gelo da Terra.
¨
O cientista Dietmar Müller, que liderou a pesquisa, diz que o estudo pode ajudar os pesquisadores a "entender melhor como a Terra poderá mudar no futuro".O estudo prevê ainda que o nível do mar será reduzido em 120 metros nos próximos 80 milhões de anos.
¨
Segundo os cientistas, o aumento do nível do mar, atribuído ao aquecimento global e ao derretimento das camadas de gelo observado atualmente, é apenas uma "breve interrupção na tendência geológica".
¨
(Globo Online)

Nenhum comentário: