domingo, 30 de março de 2008

Se teste der certo, só em 2012 rio Pinheiros será despoluído

Clarear a cor da água, reduzir o cheiro e diminuir a poluição do rio Pinheiros é tarefa de longo prazo.
¨
Uma das possibilidades é usar o sistema de flotação, que está atualmente sendo testado.A técnica, porém, é controversa - há dúvidas sobre sua capacidade de despoluição.
¨
Por meio da flotação, produtos químicos reúnem a sujeira na forma de flocos, que são forçados para cima com a ajuda de microbolhas de ar.
¨
Segundo reportagem da Folha da última terça-feira (4), o teste deve durar mais seis meses e, se for bem sucedido, o sonho de ver as águas do Pinheiros mais claras ficará para 2012 ou 2013.
¨
A precaução é necessária porque, depois da flotação, as águas do rio vão para a represa Billings, que abastece parte de SP.O projeto de flotação do Pinheiros tem custo estimado de R$ 350 milhões. Uma flotação desse porte nunca foi tentada, no mundo, num sistema em fluxo, ou seja, direto num curso d'água.
¨
O sistema é usado desde 1998 no pré-tratamento do rio Tâmisa, em Londres, antes da filtração. E em SP, já é empregado nos parques da Aclimação e Ibirapuera.
¨
Movimentos sociais e organizações de defesa do ambiente, porém, sempre viram o projeto de flotação no rio Pinheiros com reservas.
¨
Outro projeto para melhorar a situação do rio é o Pomar, do governo estadual, em parceria com a iniciativa privada. Por meio desse projeto, iniciado em 1999, foi feito o plantio de árvores e vegetação nas margens do rio.
¨
(Folha Online)

Nenhum comentário: