segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Acondicionamento e coleta de resíduos sólidos domiciliares têm impacto direto na saúde de crianças

Alguns especialistas afirmam ser bastante clara a relação entre a saúde pública e o acondicionamento, a coleta e a disposição de resíduos sólidos.
¨
Outros consideram os resíduos sólidos um dos determinantes da estrutura epidemiológica da comunidade, exercendo sua ação sobre a incidência das doenças, ao lado de outros fatores.
¨
Com o objetivo de estudar o acondicionamento e coleta dos resíduos sólidos domiciliares e os impactos na saúde de crianças, Luiz Roberto Moraes da Universidade Federal da Bahia realizou um estudo em assentamentos periurbanos da cidade de Salvador (BA), entre julho de 1989 e dezembro de 1990.
¨
Como indicadores epidemiológicos foram utilizados, em 1.893 crianças entre 5 e 14 anos, a infecção por nematóides intestinais, expressa pela prevalência de Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos, e em 1.204 crianças menores de cinco anos, a incidência de diarréia e o estado nutricional, este expresso por indicadores antropométricos.
¨
De acordo com artigo publicado no suplemento 4 dos Cadernos de Saúde Pública, “do ponto de vista sanitário, a importância dos resíduos sólidos como causa direta de doenças não está muito comprovada.
¨
Porém, como fator indireto, eles têm grande importância na transmissão de doenças como, por exemplo, por meio de vetores como artrópodes – moscas, mosquitos, baratas – e roedores que encontram nos resíduos sólidos alimento e condições adequadas para proliferação”.
¨
No trabalho, Moraes constatou que é a maior prevalência dos três nematóides nas crianças dos domicílios que não dispõem de acondicionamento adequado e de coleta de resíduos sólidos do que naquelas de domicílios com acondicionamento adequado e coleta regular.
¨
O mesmo foi observado em relação aos indicadores epidemiológicos, incidência de diarréia e estado nutricional.
¨
Desse modo, os resultados sugerem, segundo ele, que tanto medidas de domínio doméstico como o tipo de acondicionamento domiciliar, quanto medidas de domínio público como a prestação de serviço de coleta domiciliar regular de resíduos sólidos, contribuíram para controlar a transmissão das doenças estudadas.
¨
“A universalização do serviço de coleta regular de resíduos sólidos domiciliares torna-se então necessária, visando a contribuir para a redução do quadro de morbidade das crianças residentes em áreas carentes deste importante serviço de saneamento ambiental.
¨
Importância também deve ser dada à educação sanitária e ambiental visando à sua contribuição para o processo de mudança de atitudes e práticas das pessoas quanto ao manejo e acondicionamento domiciliar dos resíduos sólidos”, afirma no artigo.
¨
(Fonte: Agência Notisa)

Nenhum comentário: