domingo, 23 de dezembro de 2007

Japão exclui baleia jubarte de caça na Antártida

A frota usada na pesca de baleias do Japão na Antártida será orientada a não mais matar baleias jubarte, mas manterá os planos de capturar cerca de mil baleias de outras espécies até o começo de 2008, disse uma fonte do governo na sexta-feira (21).
¨
Na quarta-feira (19), a Austrália anunciou a mobilização de um barco de patrulha pesqueira para reunir provas para um possível processo na Corte Internacional contra a atividade baleeira japonesa.
¨
O Japão havia autorizado a captura de 50 baleias jubarte, espécime ameaçado de extinção, na sua temporada anual de caça, o que provocou indignação internacional.
¨
As jubarte, conhecidas por sua silhueta característica e pelos saltos acrobáticos, foram quase extintas devido à atividade humana, até que a Comissão Baleeira Internacional determinasse sua proteção, em 1986.
¨
"O Japão decidiu não capturar baleias jubarte por um ou dois anos", disse Nobutaka Machimura, porta-voz do governo, a jornalistas.
¨
"As relações do Japão com a Austrália podem melhorar, mas depende de como ela verá nossa decisão", acrescentou.
¨
O governo australiano elogiou a decisão e disse que não há motivo para o Japão manter qualquer atividade baleeira.
¨
Oficialmente, o Japão faz a caça "para fins científicos", mas a carne desses animais acaba indo parar em açougues de luxo.
¨
(Estadão Online)

Nenhum comentário: