quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Lixão industrial no RJ pode ameaçar abastecimento de água

Um depósito de lixo industrial e químico a 5 Km do ribeirão das Lajes, que forma o rio Guandu, fonte de abastecimento de água para 8 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro, é o mais novo pesadelo da comunidade ambientalista em território fluminense.
¨
O projeto já está em fase de licenciamento. Para o ambientalista Sérgio Ricardo, trata-se de mais um ato de racismo ambiental. “Os governantes e as grandes empresas poluidoras escolhem municípios pobres, de organização social frágil, condenando-as a serem vistas eternamente como um grande cemitério de lixo químico."
¨
Elson Rodrigues, diretor da Essencis Soluções Ambientais no Rio – a empresa autora do projeto -, disse à Folha de S. Paulo que o depósito de lixo industrial planejado para a cidade de Paracambi não atingirá o rio Guandu.
¨
Segundo ele, o depósito será "estanque" e "pequeno". "É tecnicamente impossível o resíduo chegar até lá".
¨
O secretário do Ambiente do Estado do Rio, Carlos Minc, confirmou à Folha que foi autorizado o início do processo de licenciamento do projeto. Mas fez a ressalva de que a licença só sairá caso haja a aprovação do estudo de impacto ambiental, ainda não apresentado.
¨
Ah, bom, agora podemos todos ficar tranqüilos.

Nenhum comentário: