quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Publicação trata sobre gestão e sustentabilidade das unidades de conservação

O Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente lança nesta quarta-feira (19), às 17h, no auditório Guimarães Rosa, os documentos:
¨
Pilares para o Plano de Sustentabilidade Financeira do Snuc e Promovendo a Gestão das Unidades de Conservação:
¨
Cenários de Pessoal.
¨
Durante a solenidade será feito também o lançamento do novo Portal Áreas Protegidas, que a partir de agora passará a contar com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.
¨
O primeiro documento a ser lançado, que trata da questão da sustentabilidade, é resultante do esforço e da colaboração de dezenas de profissionais e técnicos de organizações governamentais e não governamentais.
¨
Construído ao longo de dois anos, ele traz o mapeamento atual do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e de suas potencialidades, sob o ponto de vista orçamentário e financeiro.
¨
O documento oferece também alternativas eficientes para a elaboração do Plano Nacional de Sustentabilidade Financeira para o Sistema, a fim de que possa cumprir a função de efetivamente proteger a biodiversidade brasileira.
¨
A outra publicação, que trata da questão de pessoal, oferece um retrato da realidade e faz a projeção de dois cenários de necessidades de pessoal para a gestão das Unidades de Conservação.
¨
A questão de pessoal, principalmente de campo e administrativo, é considerada como um dos principais gargalos para uma administração efetiva das unidades de conservação no Brasil.
¨
(MMA)

Nenhum comentário: