terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Austrália e mais 30 países condenam caça de baleias pelo Japão

A Austrália liderou neste sábado um grupo de mais 30 países que criticaram o programa de caça de baleias pelo Japão, parcialmente suspenso ontem (sexta-feira) devido à pressão internacional.
¨
O ministro de Relações Exteriores australiano, Stephen Smith, elogiou hoje, em comunicado, a decisão do governo japonês de eliminar de sua lista de capturas "científicas" as baleias jubarte.
¨
Ele afirmou também que o Japão precisa fazer mais para ajudar a conservar a espécie, em perigo de extinção.
¨
Segundo Smith, o governo australiano "acredita firmemente que não há justificativa alguma para continuar caçando baleias". Ele espera que o protesto diplomático australiano enviado ontem à embaixada japonesa em Canberra, com o apoio de mais 30 países, "seja um sinal claro" sobre o assunto.
¨
O Executivo australiano anunciou nesta semana que vigiaria com navios e aviões a próxima campanha anual dos baleeiros japoneses na Antártida. A expectativa do Japão é de capturar mais de mil animais, alegando "fins científicos".
¨
Tóquio informou ontem que não incluirá as baleias corcundas na lista de capturas permitidas.
¨Atualmente, o governo permite a caça de 850 baleias minke e 500 baleias fin.
¨
A moratória sobre a caça de baleias corcundas, também chamadas de jubarte, começou em 1963. A espécie está em perigo de extinção.
¨
A Comissão Baleeira Internacional solicitou em junho que o Japão suspendesse o seu programa, após uma resolução não vinculativa defendida pela Austrália.
¨
(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: